AS PESSOAS PODE ATÉ DUVIDAR DO QUE VOCÊ DIZ, MAS ELAS ACREDITARÃO NO QUE VOCÊ FAZ
Lewis Cass
Obrigado pela Visita alterar nome

NADADOR PARAGUAÇUENSE FORMADO NO PROJETO ALUNOS HOJE ATLETAS AMANHÃ INTEGRA A EQUIPE AO LADO DO CAMPEÃO OLÍMPICO CÉSAR CIELO





ATÉ ONDE VOCÊ ACREDITA QUE PODE CHEGAR???

Essa é uma boa pergunta não é?


Imaginem em Dezembro de 2008 quando voltei a Paraguaçu após ter sido aprovado no concurso de Técnico Desportivo e me deparei com um desafio enorme, montar uma equipe de natação sem nem ao menos ter uma piscina para trabalhar, é isso mesmo "Montar uma equipe de natação sem piscina", mas   enfim as coisas foram acontecendo, nesse mesmo ano de 2008  pude ver pela TV o Brasil conquistar a medalha de Ouro nos 50 Metros livre nas Olimpíadas de Pequim com o tempo de 21s30, fiquei admirado com o feito de Cielo, tive a oportunidade de falar com Reinaldo o descobridor desse incrível nadador, o que para mim era um grande incentivo como técnico,  mas enfim o desafio começou, e em Janeiro de 2009 estávamos  eu(Welton),  Ennes(Coordenado), Fabio (Diretor) e Marcelo ( Assessor)  todos membros do Departamento de Esportes reunidos para tentarmos  encontrar um lugar para montarmos a escolinha municipal de natação, batemos cabeça e não encontrávamos lugar algum, pois em nossa cidade não existe um local apropriado com piscina, os clubes que tem tal estrutura não gostavam da ideia de misturar crianças carentes de um projeto sócio-esportivo com seus sócios,  enfim respeitamos a posição destes clubes e fomos até o E.C Banespinha, clube de nossa cidade que abriu suas portas para o projeto " alunos hoje atletas amanhã", mau sabíamos nós que esse nome em alguns anos se tornaria realidade, foi então que eu auxiliado pela professora Raquel e pelo professor Fernando divulgamos nas escolas, rádios e jornais locais que na semana seguinte abriríamos  um total de 206 inscrições, até aquele dia não sabíamos o tamanho da procura pelas aulas, em 2 dias estavam preenchidas as 206 vagas e tivemos que iniciar uma lista de espera.

Dentre essa inscrições estava o nome do pequeno Guilherme Yukio, e logo que iniciamos as aulas ele conquistou a todos, nunca faltava, sempre contente e feliz, em pouco mais de 6 meses o convidei para fazer parte da equipe de competição, junto com um grupo que conseguimos formar naquele semestre da escolinha, junto com Guilherme vieram, Caio, Gabriele, Maria Eduarda, Letícia e João Vitor, assim iniciava-se a categoria Mirim e Pré-mirim da APAN.

No ano seguinte esse nadadores já estavam colocando seus nomes entre os melhores nadadores da categoria na região, e Guilherme foi conquistando medalhas, Troféus, conquistando títulos no Circuito Mirim ano a ano, foi quando em Outubro de 2012 um problema de Saúde levou o Sr. Laercio Pai do pequeno nadador, poucos meses depois em uma conversa na borda da piscina sua Mãe a Sr. Lucila me informou que no ano seguinte eles não estariam mais residindo em Paraguaçu, confesso que fiquei um pouco triste, mas perguntei a ele se ele gostar de continuar nadado quando fosse para São Paulo, sua resposta não poderia ter sido outra "SIM" eu quero, tomei a liberdade de ligar para alguns amigos de profissão como Regis do Paineiras, Danilo do Corinthians e Luis do Centro Olímpico, todos deixaram as portas abertas para que o atleta fizesse testes, e foi em janeiro de 2013 que recebi a noticia, foi quando a Sra Lucila me ligou e disse " O Gui foi aprovado ele vai escolher o Centro Olímpico , naquele momento senti o quanto minha profissão pode fazer o bem para alguém.


Quando fui iniciar esse texto pensei em como contar a historia de um garotinho, que iniciou na natação através de um projeto Sócio-esportivo que tem o nome de "Alunos hoje atletas amanhã", feito em uma cidade no interior do estado, que não contava nem com uma piscina de 25 metros pode vir a fazer parte da equipe onde o nadador mais rápido do mundo treina.





















Hoje o pequeno Guilheme Yukio  INTEGRA a mesma equipe de Cesar Cielo, o "Centro Olímpico de Desenvolvimento e Pesquisa", por diversas vezes Gui treina ao lado de Cielo, ao conversar com Guilherme perguntei a ele "E ai Gui como esta a rotina de treinos ai? muito cansativa?", e ele me respondeu, "A Welton aqui eu saio de casa as 6:00 AM, vou pra escola, minha mãe me busca e me leva uma marmita que eu como no ônibus indo pro treino, chego no Centro Olímpico  treino, tomo um lanche e retorno pra minha casa as 19:00 PM, é um pouco cansativo mais eu to ADORANDO", eu me senti orgulhoso de ter feito pelo menos um pouco parte da vida desse garoto, pois fico me perguntando.





  • SE ELE APRENDEU A NADAR EM UM PROJETO SÓCIO-ESPORTIVO!


  • SE ELE SAIU DE UMA CIDADE PEQUENA QUE NEM PISCINA TINHA!


  • SE ELE FAZ PARTE DE UMA EQUIPE DE PONTA COM TODA A ESTRUTURA!

  • SE ELE SAI DE CASA AS 6:00 E VOLTA PRA CASA AS 19:00 TUDO ISSO PRA TREINA!

  • SE ELE TREINA VENDO O MELHOR NADADOR DO MUNDO, ESCUTA CONSELHOS DO CIELO!



EU PERGUNTO A VOCÊ QUE ESTA LENDO ESSE POST, A ONDE VOCÊ ACHA QUE ELE PODE CHEGAR?



E QUANTO A VOCÊ, A ONDE VOCÊ ACREDITA QUE PODE CHEGAR??


Para terminar resolvi colocar um trecho do livro " FILHOS BRILHANTES, PAIS FASCINANTES"  de Augusto Cury, que fala bem sobre sonho, sobre destino e sobre como você lida com tudo isso.


O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos. 

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar. 

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. 




COMPARTILHE ESSA NOTICIA CLICANDO NO BOTÃO FACEBOOK NO TOPO DA TELA NO LADO DIREITO  E AJUDE-NOS NA DIVULGAÇÃO


Para conferir o site do Instituto César Cielo CLICK AQUI

____________________________________

Inscreva-se e receba as novidades da Apan:

Delivered by WELTON GUERIN

 
Powered by Blogger